Dra. Gabriela de Lima Freitas

  • Médica Psiquiatra RQE: 21.283: e Acupunturiatra RQE: 21.282
  • Bacharel em Dança pela UNICAMP
  • Formação em Medicina Antroposófica
  • Curso de Aprofundamento em Pedagogia Waldorf (em formação)
  • Especialização em Dor pelo Hospital Israelita Albert Einstein
  • Instrutora de Hatha Yoga (Instituto Ísvara)


Sou natural de Poços de Caldas – MG, cidade construída em região vulcânica do solo mineiro, conhecida por suas águas termais e banhos medicinais.

Desde cedo me interessei pelas complexidades da alma humana — tanto suas dores quanto por suas potências criativas. Em 2003, me formei em Medicina na UNICAMP, trilha que me levou à Residência em Psiquiatria, no Serviço de Saúde Mental Dr. Cândido Ferreira, em Campinas-SP. Ali, aprendi o valor do trabalho interdisciplinar e da Arte como força de vida, de saúde.

Após anos dedicados à formação médica, senti que algo pulsava fortemente em minha alma: a necessidade de resgatar o corpo, o movimento e a expressão criativa. Foi assim que, ao concluir a residência, voltei à universidade — dessa vez, para cursar Dança.

Ao mesmo tempo em que estudava e desenvolvia minhas habilidades artísticas e expressivas, fui desenvolvendo meu trabalho clínico e pedagógico como Psiquiatra. Dessa maneira, meu percurso se desenvolveu entre a escuta clínica e o gesto dançante, entre o conhecimento científico e a sabedoria ancestral dos corpos.

Enquanto aprofundava minha atuação como Psiquiatra — incluindo a coordenação de um Programa de Residência Médica e o atendimento a pessoas com dores crônicas — também mergulhei em práticas integrativas e saberes que contemplam o ser humano em sua totalidade: corpo, alma e espírito. Estudei Medicina Chinesa, Acupuntura, Medicina Ayurvédica, Yoga, Dança Clássica Indiana, estudei na Escola do Movimento com Ivaldo Bertazzo. Cada passo, cada estudo, foi um fio a mais na tapeçaria de uma abordagem que une Ciência, Arte e Espiritualidade.

Em 2020, iniciei minha formação em Medicina Antroposófica. Eu já conhecia um pouco da Pedagogia Waldorf e já me sentia encantada por essa visão tão abrangente e integrada do ser humano em desenvolvimento.

A Antroposofia é sem dúvida um dos encontros mais importantes dessa minha trajetória profissional, pois integra de uma maneira muito inspiradora todos esses conhecimentos: uma abordagem que contempla o ser humano como um ser em desenvolvimento espiritual e integra corpo, alma e espírito a partir de uma metodologia científico-espiritual que ressalta a importância da Arte como essência do Ser Humano.

Agende aqui sua consulta!